segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Câmara aprova projeto que estabelece o funcionamento dos semáforos durante a madrugada

Jornal da Cidade, Atibaia - SP, 02/09/2013 às 08:51.

Iniciativa foi do vereador Paulo Catta Preta

Os vereadores aprovaram na sessão realizada na segunda-feira, dia 26, o projeto de lei, de autoria do vereador Paulo Fernando Serrano Catta Preta, que dispõe sobre o funcionamento dos semáforos da cidade no período noturno.

Segundo o autor, a iniciativa visa primordialmente a segurança dos munícipes e visitantes, com o objetivo de reduzir o número de assaltos, sequestros relâmpagos ou qualquer outro ato de violência. “Durante a madrugada, os motoristas ficam mais vulneráveis à violência nos cruzamentos onde há semáforos, por permanecerem parados com seus veículos, geralmente, em locais escuros e com pouca movimentação”, alertou.

“Além disso, os motoristas que tentam driblar essa situação avançando sobre o sinal vermelho de forma proibida podem provocar graves acidentes”, considerou o vereador.

Pela redação do projeto, os semáforos instalados no município funcionarão somente com o sinal de alerta (pisca-pisca no amarelo) das 23h às 5h do dia seguinte. “Ficam excluídos os equipamentos instalados nas vias cujo porte e limite de velocidade permitidos indiquem que a medida adotada possa causar periculosidade ao trânsito dos veículos”, explicou Catta Preta.

O projeto de lei teve como base a proposta do ex-comandante das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (ROTA), vereador Coronel Telhada, da Câmara Municipal de São Paulo, que utilizou levantamentos estatísticos para apontar que a maioria dos assaltos ocorre nos cruzamentos durante a madrugada, enquanto os veículos ficam parados no semáforo.

Câmara Municipal de Atibaia
Share/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário