terça-feira, 16 de julho de 2013

70% cái chết trong tai nạn nghề báo là giết người

24.06.2013 | 10:33 - Thế giới > Tiêu điểm
Thanh Xuan (de acordo com Los Angeles Times, FoxNews, o CPJ) do nguoiduatin.vn. (Transcrição da TRADUÇÃO PELO GOOGLE TRANSLATOR ABAIXO! SEM REVISÃO)

Theo ủy ban bảo vệ nhà báo (CPJ), những vụ giết người này như cuộc tấn công có chủ ý liên quan đến công việc của nạn nhân.


Mới đây, Jose Roberto Ornelas de Lemos, Tổng biên tập tờ Hora H, một tờ báo phục vụ cho người có thu nhập thấp ở ngoại ô Rio de Janeiro, đã bị bắn chết. Kẻ tấn công vị Tổng biên tập này được xác định là đội mũ trùm đầu, xả ít nhất 44 viên đạn vào người Jose Roberto Ornelas de Lemos.

Theo điều tra ban đầu của các thám tử, đây là một vụ giết người, nhằm trả thù. Kẻ giết người được thuê, chứ không phải chính đối tượng muốn giết ra tay.

Chân dung Tổng biên tập Jose Roberto Ornelas de Lemos của tờ Hora H

Trước khi vụ việc xảy ra, vị Tổng biên tập này đã nhận được những lời đe dọa cũng như những hành động khủng bố tinh thần gửi qua tòa soạn báo Hora H và tới nhà riêng. Vì lo sợ trước những lời đe dọa, con trai ông, người Tổng biên tập quá cố đã phải mua xe bọc thép để đảm bảo an toàn tính mạng cho mình. Nhưng kẻ sát nhân quá độc ác, chúng đã không ra tay khi ông đang ngồi trên xe.

Jose Roberto Ornelas de Lemos bị bắn chết khi đang ngồi tán gẫu với bạn bè tại một tiệm bánh quen thuộc tại thị trấn Nova Iguacu, nơi ông thường lui tới sau giờ làm việc. Vị Tổng biên tập lãnh gần hết loạt đạn và chết tại chỗ.

Thanh tra cảnh sát Tarcia Amoedo cho biết, lý do dẫn đến vụ việc có thể vì những cáo buộc tham nhũng mà Jose Roberto Ornelas de Lemos cho đăng tải trong thời gian qua.

Hora H được biết tới là một tờ báo hiếu chiến và không ngại "va chạm". "Tờ Hora H có những cuộc bút chiến chỉ trích cảnh sát, tội phạm và các chính trị gia. Lemos thường xuyên nhận được các lời đe dọa", Luciano Ornelas de Lemos, anh trai của nạn nhân cho biết.

Theo hồ sơ của cảnh sát, từ năm 1990, nạn nhân đã bị bắt ba lần vì dính tới những vụ giết người nhưng chưa bao giờ bị buộc tội chính thức. Ông đã từng bị cáo buộc có liên quan đến vụ sát hại một quan chức địa phương vào năm 2003 trong một vụ tranh chấp về hợp đồng thu gom rác và bị cầm tù, nhưng sau đó đã được tuyên bố trắng án, các báo cáo cho biết. Nhà chức trách cũng cho biết thêm, ông đã sống sót sau một cuộc tấn công trước đây, vào năm 2005.

Các nhà báo Brazil là nạn nhân của một làn sóng các vụ giết người gần đây, hầu hết trong số họ đến từ các trung tâm đô thị lớn. Thành phố Nova Igaucu nằm trong khu vực đô thị của Rio de Janeiro, một thành phố lớn thứ hai của Brazil.

Chiếc máy ảnh đẫm máu tại một khách sạn ở Baghdad

Đầu năm nay, các nhà báo Walgney Assis Carvalho và Rodrigo Neto của báo ACO, nổi tiếng với báo cáo về tham nhũng của cảnh sát tại Vale đã bị bắn chết trong các cuộc tấn công riêng biệt ở bang Minas Gerais, Brazil. Vào tháng Hai, Giám đốc một đài phát thanh, ông Mafaldo Bezerra Goes, 61 tuổi, đã bị giết tại Jaguaribe, Ceara, Brazil trong một vụ án bị nghi liên quan đến các băng đảng buôn bán ma túy.

Năm ngoái, phóng viên Andre Camarante tại báo Folha de S.Paulo, báo có lượng phát hành lớn nhất của Brazil, đã trốn khỏi đất nước sau khi nhận được các mối đe dọa đến từ công việc của mình. Tổ chức Phóng viên không biên giới tố cáo rằng cựu cảnh sát trưởng Sao Paulo, ông Adriano Lopes Lucinda Telhada đã tiếp xúc Camarante và đe dọa phóng viên này thông qua những ý kiến được đăng trên trang Facebook.

CPJ đưa ra một bảng thống kê tính toán số lượng các vụ giết nhà báo chưa được giải quyết dựa trên dân số của mỗi nước để tính tỉ lệ phần trăm. Đối với chỉ số này, CPJ kiểm tra vụ giết nhà báo đã xảy ra từ 1/1/2003, và đến ngày 31/12/2012, mà vẫn chưa được giải quyết. Và chỉ những quốc gia có năm hoặc nhiều hơn các trường hợp chưa được giải quyết mới được xét đến. Theo thống kê, Iraq là quốc gia đứng đầu với 93 vụ, Somalia đứng thứ hai với 23 vụ, Philippines thứ 3 với 55 vụ, Brazil đứng thứ 10 với 9 vụ.

Rio sẽ là một trong những thành phố sẽ đăng cai Cúp Liên đoàn các châu lục trong thời gian tới, thành phố cũng đã thử nghiệm chạy các chương trình cho việc đăng cai World Cup 2014 và Olympic 2016. Trong thời gian chuẩn bị cho những sự kiện này, thành phố đang cố gắng để trấn áp vấn đề tội phạm của mình, một phần bằng cách lấy lại nhiều khu ổ chuột từ các băng nhóm vũ trang.

Cuộc tấn công vào Lemos là một sự hèn nhát "nỗ lực ngăn chặn công việc hàng ngày của người đàn ông chống lại bạo lực và tham nhũng", một tuyên bố đăng trên trang web Hora H hôm thứ năm, ngày hôm sau khi Tổng biên tập của họ qua đời. "Họ làm im lặng một tiếng nói, nhưng họ đã không thể làm im lặng một dàn hợp xướng".

"Các nhà chức trách phải khởi động một cuộc điều tra đầy đủ vụ giết người tàn bạo này và xác định động cơ đằng sau nó", Carlos Lauria, điều phối viên chương trình của Ủy ban bảo vệ nhà báo (CPJ) nói. Ủy ban này cũng cho biết, cách tốt nhất để các nhà báo không bị trả thù là Chính phủ phải truy tố những kẻ đã tấn công các nhà báo.

CPJ xác định, những vụ giết người này như một cuộc tấn công có chủ ý liên quan đến công việc của nạn nhân. Những vụ giết người chiếm hơn 70% những cái chết liên quan đến tai nạn nghề nghiệp trong nghề báo, theo nghiên cứu của CPJ. Chỉ số này không bao gồm các trường hợp nhà báo bị giết trong chiến tranh, trong khi thực hiện nhiệm vụ nguy hiểm như bảo hiểm của các cuộc biểu tình đường phố.

Thanh Xuân (theo Latimes, Foxnews, CPJ)

========================= TRANSCRIÇÃO DA TRADUÇÃO PELO GOOGLE TRANSLATOR, SEM REVISÃO! =========================

24.06.2013 | 10:33 - MUNDO > HOLOFOTE
Thanh Xuan (de acordo com Los Angeles Times, FoxNews, o CPJ) do nguoiduatin.vn.

De acordo com o Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ), ataques e assassinatos intencionais são relacionados com o trabalho da vítima.


Recentemente, José Roberto Ornelas de Lemos, editor geral da Hora H, um jornal servir as pessoas de baixa renda, nos subúrbios do Rio de Janeiro, foi morto a tiros. Os agressores têm este editor é definido com capuz, descarregando pelo menos 44 rodadas no José Roberto Ornelas de Lemos.

De acordo com a investigação inicial do detetive, este é um caso de assassinato, a fim de se vingar. Assassinos, não o objeto que você deseja matar suas mãos contratado.

Editor de Retrato de Lemos José Roberto Ornelas de A Hora H

Antes do incidente, o editor recebeu ameaças e atos de terrorismo espírito enviados via jornal Hora H e voltar para casa. Então, alarmados com a ameaça, seu filho, o editor tarde tive que comprar veículos blindados para garantir a segurança de suas vidas. Mas o assassino cruel, eles não entregar, enquanto ele estava sentado no carro.

José Roberto Ornelas de Lemos foi morto a tiros enquanto está sentado conversando com amigos em uma padaria familiar na cidade de Nova Iguaçu, onde ele freqüentava depois do trabalho. O editor chefe de balas e quase morreu no local.

Tárcia Amoedo inspetor de polícia, o motivo pode levar a casos de denúncias de corrupção que José Roberto Ornelas de Lemos para postar no passado.

Hora H é dito ser um jornal agressivo e não tem medo de "chocar". "Hora H polêmicas jornal criticando a polícia, criminosos e políticos. Lemos freqüentemente recebeu ameaças", Luciano Ornelas de Lemos, irmão da vítima disse.

De acordo com os registros policiais, desde 1990, a vítima foi presa três vezes para furar o assassinato, mas nunca foi acusado formalmente. Ele teria sido envolvido no assassinato de um funcionário local, em 2003, em uma disputa contratual sobre a coleta de lixo e preso, mas depois foi absolvido, relata disse. As autoridades também disseram que ele havia sobrevivido a um ataque anterior, em 2005.

Jornalistas brasileiros foram vítimas de uma onda de assassinatos recentes, a maioria deles vêm de grandes centros urbanos. Igaucu Nova Cidade em áreas metropolitanas do Rio de Janeiro, a segunda maior cidade do Brasil.

Câmera sangrento em um hotel em Bagdá

No início deste ano, o jornalista Assis Carvalho e Rodrigo Neto Walgney de jornal ACO, conhecido por reportagens sobre corrupção no Vale do policial foi morto a tiros em ataques separados no estado de Minas Gerais, Brasil. Em fevereiro, um diretor de rádio, ele Mafaldo Góes Bezerra, 61, foi morto em Jaguaribe, Ceará, Brasil, em um caso suspeito de tráfico de drogas relacionadas com gangues.

No ano passado, Andre Camarante repórteres dos jornais Folha de S.Paulo jornais com circulação do Brasil o maior, fugiu do país depois de receber ameaças de seu trabalho. Repórteres Sem Fronteiras acusou o ex-chefe de polícia de São Paulo, Adriano Lopes Lucinda Telhada disse Camarante exposto e ameaçou o repórter através dos comentários postados na página de Facebook.

Estatísticas CPJ dão um cálculo do número de jornalistas mortos que não foram resolvidos com base na população de cada país para calcular a percentagem. Para este índice, o CPJ verificaram mortes de jornalistas ocorridas entre 1/1/2003 e 31/12/2012, que ainda tem de ser resolvidos até à data. E apenas aqueles com cinco ou mais casos não resolvidos são considerados novos. Segundo as estatísticas, a nação líder é o Iraque, com 93 casos, Somália ficou em segundo com 23 casos, com 55 casos o terceiro é Filipinas, o Brasil ficou 10 com 9 casos.

Rio será uma das cidade vai sediar os continentes da Copa das Confederações, no futuro, a cidade também foi executado o programa de teste para sediar a Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016. Durante a preparação para este evento, a cidade está tentando suprimir os seus problemas de criminalidade, em parte, tendo muitas favelas de gangues armadas.

O ataque em Lemos é um covarde "tentando parar o trabalho diário do homem contra a violência ea corrupção", disse um comunicado publicado no site Hora H na quinta-feira, um dia após o presidente Seu editorial morreu. "Eles fizeram uma voz calma, mas eles não podem silenciar um refrão."

"As autoridades devem lançar uma investigação completa sobre este assassinato brutal e identificar os motivos por trás disso", Carlos Lauria, coordenador do programa do Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ), disse. O comitê também disse que a melhor maneira para os jornalistas retaliação do governo para processar aqueles que atacam jornalistas.

CPJ identificou o assassinato como um ataque deliberado relacionado ao trabalho da vítima. Os homicídios foram responsáveis ​​por 70% das mortes relacionadas a acidentes de trabalho no jornalismo, segundo a pesquisa do CPJ. Este índice não inclui casos de jornalistas mortos na guerra, durante a execução de tarefas perigosas, tais como cobertura de protestos de rua.

Thanh Xuan (de acordo com Los Angeles Times, FoxNews, o CPJ)
Share/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário