sexta-feira, 3 de maio de 2013

Secretário de SP sugere cautela com projeto sobre semáforos

Proposta sugere colocar semáforos no amarelo intermitente após as 23h.
Jilmar Tatto comentou o projeto, que foi aprovado na Câmara Municipal.


Roney Domingos Do G1 São Paulo.

Questionado sobre a proposta aprovada pela Câmara Municipal que coloca semáforos no amarelo intermitente entre as 23h e as 5h para evitar assaltos em cruzamentos, o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, disse nesta quinta-feira (18) que a medida é "tecnicamente possível", mas não em toda a cidade. "Não se pode fazer isso", afirmou. Ele recomendou cautela ao discutir o assunto. "Não podemos descobrir um santo para cobrir outro. Minha posição é de cautela", afirmou.

Na quarta-feira (17), a Câmara Municipal aprovou em primeira votação o projeto de lei 84/2013, do vereador Coronel Telhada (PSDB), que determina que, entre as 23h e as 5h, os semáforos da cidade funcionem apenas com o sinal de alerta (pisca-pisca amarelo). Para entrar em vigor, a proposta precisa passar ainda por uma segunda votação e ser sancionada pelo prefeito Fernando Haddad (PT).

O secretário municipal não quis comentar se o projeto deve, ou não, ser vetado.

Ex-comandante das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), Telhada afirma em sua justificativa que, segundo levantamentos estatísticos, a maioria dos assaltos ocorre nos cruzamentos durante a madrugada, enquanto os veículos estão parados no semáforo. Motoristas que tentam driblar essa situação, avançando o sinal vermelho, podem provocar acidentes graves.

Segundo Telhada, "com o sinal semafórico de forma piscante no amarelo como atenção, todos os usuários de ambos os lados das vias diminuirão a velocidade de seus veículos para cruzá-las, o que consequentemente evitará ou ao menos diminuirá possíveis acidentes."
Share/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário