quarta-feira, 6 de março de 2013

Em reunião com vereadores, OAB-SP alerta engessamento que "lei da abordagem" pode causar

No segundo encontro do ano, Comissão de Segurança Pública da Ordem discutiu crise na segurança nesta semana


Via R7.

Em reunião que contou com os vereadores Álvaro Camilo e Paulo Telhada, a Comissão de Segurança Pública da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo) fez um alerta sobre o engessamento que o Projeto de Lei 4608/2012, referente ao procedimento de abordagem policial, pode provocar às atividades policiais no País.

Em relação ao projeto de lei da abordagem policial, a comissão concluiu que o texto busca regulamentar apenas um dos procedimentos que compõem a atividade da polícia e que a norma interferiria nos cuidados dos procedimentos policiais, que têm suas particularidades e dinâmica.

A OAB-SP observa que, ao transformar os cuidados e normas em lei, as práticas policiais poderiam ficar engessadas, o que beneficiaria, por conseguinte, o crime organizado.

Durante o segundo encontro do ano, feito nesta semana, além de avaliar o projeto de lei, a comissão discutiu a crise da segurança, incluindo temas como o aumento nos índices de criminalidade, o acolhimento dos usuários de drogas, o combate ao tráfico e a norma da secretaria de segurança pública sobre socorro de vítimas.

Sobre o socorro de vítimas, a OAB-SP observou que o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) vem constatando interpretações equivocadas por parte de policiais em relação à resolução da secretaria de segurança, e que estas podem resultar em traumas ainda maiores dos feridos.

A comissão fará visitas ao SAMU e ao Corpo de Bombeiros para analisar a questão do socorro na cidade de São Paulo e para oferecer ajuda aos referidos órgãos, no intuito de buscar soluções que evitem a exposição de pessoas a risco desnecessário.

Ações

O presidente da comissão, Arles Gonçalves Junior, ressaltou que o sistema de segurança pública precisa de transformações para que policiais possam combater a criminalidade de forma efetiva.

— É necessário que o Estado invista precipuamente na parte mais importante do sistema, o policial, com remuneração adequada e com estrutura apropriada certamente venceremos a batalha contra o crime organizado, os policiais precisam exercer suas funções com dignidade.

Para isso, serão formados grupos de trabalhos para analisar a estrutura atual da polícia e elaborar projetos com o objetivo de auxiliar na melhorar da eficiência no combate a criminalidade, se necessário elaborando projetos de lei.

A reunião foi feita na última terça-feira (26/02).
Share/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário