quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Câmara Municipal aprova homenagem à Rota

Via Portal da Câmara Municipal de São Paulo, 03/09/2013 - 18h18.

RenattodSousa/CMSP

A Câmara Municipal aprovou nesta terça-feira o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 6/2013, do vereador Coronel Telhada (PSDB), que homenageia a Rota (Rondas Ostensivas Tobias Aguiar). A matéria recebeu 37 votos favoráveis, 15 contrários e uma abstenção.

vereador Coronel Telhada (PSDB)
A proposta foi aprovada após muita discussão no Plenário. Essa foi a quarta tentativa da Câmara votar a concessão da “Salva de Prata” à Rota. Para o autor do projeto, que foi comandante do batalhão entre 2009 e 2011, os policiais da organização mereciam essa homenagem. “Os homens da Rota são preparados e não têm medo do crime, eles chegam junto. Quem conhece bem o trabalho deles, sabe o quanto é importante. A Rota é formada por heróis e merece esse prêmio”, defendeu Telhada.

O vereador Conte Lopes (PTB), durante sua fala na tribuna, elencou alguns motivos para a homenagem ao batalhão. “A Rota é uma das melhores polícias do mundo e é especializada e treinada para combater o crime”, destacou.

Em nome da bancada do PT, a vereadora Juliana Cardoso afirmou que o partido seria contra a proposta. “Votaremos contra esse projeto. A Rota, ainda hoje, continua indo até as periferias e acabando com a nossa juventude, principalmente a negra”, declarou.

Os vereadores Orlando Silva (PCdoB) e Toninho Vespoli (PSOL) também se manifestaram contrários. “Eu me recuso a somar para homenagear a Rota porque, quando caminho pela periferia, ouço a juventude pobre e negra dizer que tem medo desses policiais”, afirmou Orlando Silva. Vespoli deixou claro que repudiava a homenagem.

Ricardo Young (PV) sugeriu que a proposta saísse da pauta da sessão: “Não há consenso da Casa para essa homenagem e a Câmara está parada há duas semanas. Para resolver isso, o projeto deveria ser retirado.”

Manifestações - Durante o debate do PDL 6/2013, grupos contrários e favoráveis, que acompanhavam a sessão nas galerias, demonstraram seus posicionamentos de acordo com o discurso de cada parlamentar. Seguindo o previsto no artigo 378 do Regimento Interno da Câmara Municipal, o presidente José Américo (PT) solicitou à assessoria militar a retirada das pessoas que interromperam o pronunciamento dos vereadores. Após conversa com o vereador Reis (PT), todos retornaram e puderam acompanhar o término da votação.

Sonia Mele/CMSP

Share/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário