terça-feira, 12 de março de 2013

Discurso na 4ª Sessão Ordinaria, dia 21/02/2013

Segue discurso realizado na 4ª sessão Ordinária, dia 21 de Fevereiro de 2013.


O SR. PRESIDENTE (Marco Aurélio Cunha - PSD) - Solicito que se registre a presença do nobre Vereador Gilson Barreto.

Tem a palavra, para um comunicado de liderança, o nobre Vereador Coronel Telhada.

O SR. CORONEL TELHADA (PSDB) - (Pela ordem) – Sr. Presidente, com a anuência do meu líder, em primeiro lugar, em nome da bancado do PSDB, quero me solidarizar com a família do nobre Vereador Vavá, que passou pelo triste momento da perda de seu filho, e também com o nobre Vereador Adilson Amadeu, pelo falecimento de sua mãe.

É nossa proposta para esta Casa a criação da Frente de Segurança Municipal por vários motivos. Também há a proposta da criação da Comissão de Segurança Municipal e fico muito feliz, inclusive, pelo postura do nosso amigo, Vereador Toninho Vespoli, que lembra a possibilidade de colocar um homem da GCM em cada corredor desta Casa, para que se possa manter a ordem.

Parabenizo ainda a Presidência pelas posturas que tem adotado, principalmente em relação ao controle de acesso, o que acontece em todas as empresas e entidades não só de São Paulo, mas do Brasil e do mundo. Então é muito propício esse momento.

Aproveito também, após o pronunciamento do nobre Vereador Conte Lopes, para lembrar que no próximo ano teremos a Copa do Mundo que vai agitar todo o Brasil. Algumas coisas têm sido colocadas em discussão, a FIFA tem feito algumas imposições que muitas vezes fogem da doutrina de trabalho da Polícia Militar: a doutrina de choque, que seria controle de acesso, controle de equipamentos com que se entra nos estádios, venda de bebidas, garrafas e latas. Temos um exemplo claro que aconteceu ontem, o falecimento de um torcedor, vítima de um equipamento que muitas vezes é feito para sinalização e até usado como brinquedo, mas ontem acabou matando uma pessoa.

Infelizmente, no Brasil é necessário que aconteça um acidente, uma morte, para que as pessoas lembrem que segurança é uma necessidade diária que foge do campo partidário. É uma preocupação de todos. Esta Casa tem de se preocupar com esse evento que se aproxima. Teremos de discutir esse assunto com profundidade, porque estão sendo impostas goela abaixo, no Brasil, as normas da FIFA, muitas vezes não levando em consideração a postura, a conduta da Polícia Militar, não só de São Paulo como de todos os estados brasileiros.

Essa é uma preocupação que temos de ter porque num evento de tal magnitude, muitas vezes, há interesses outros que acabam colocando os interesses da segurança em segundo plano e isso pode gerar a morte de muitos cidadãos. Por isso temos de pensar nessa situação e levar esse assunto a sério. Diariamente temos de nos preocupar com isso e a partir deste momento nos prepararmos para esse grande evento que se aproxima: a Copa do Mundo em 2014.

Muito obrigado.
Share/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário